Entrevista de emprego: dicas para se sair bem

12/04/2010 19:36

O processo de globalização, juntamente com a evolução tecnológica, dita ao trabalhador novos modelos de organização de produção, surgindo sempre novas funções de trabalho em decorrência das mudanças contínuas que caracterizam os novos tempos. Porém, alguns profissionais não conseguem perceber as variáveis que contemplam o mercado de trabalho contemporâneo pela diversidade de situações que norteiam a carreira profissional de cada um.

 

Nesse contexto, novos dispositivos passam a ser utilizados por profissionais especializados em assessorar a carreira , tornando-se fundamentais para quem deseja uma recolocação no mercado de trabalho nos dias atuais. No âmbito atual organizacional, é fundamental para a empresa contratante a busca por profissionais qualificados não somente no quesito especificidade como também no comportamental.


Dicas sobre olhar, o que falar, cruzamento de pernas e braços, tornaram-se assuntos discutidos prioritariamente entre as rodas de amigos e familiares ante o agendamento de uma entrevista de emprego .

Cabe ao profissional de recursos humanos, inferir de forma direta na escolha dos futuros colaboradores que irão compor o quadro organizacional. Porém, não é o recrutador que determina a permanência dos mesmos e sim a chefia imediata do setor.

 

É importante ressaltar que a postura formal do candidato é fundamental em um processo seletivo. Abster-se de intimidades, ater o foco na entrevista e evitar mentiras de todos os aspectos são imprescindíveis. Procure se preparar para a entrevista desde a véspera, com uma boa noite de sono, nada de estresses e uma alimentação saudável.

 

Busque informações sobre a empresa no que concerne a situação econômica e cultural da mesma. Isso se torna um diferencial para o candidato no momento em que o recrutador faz a célebre pergunta: - O que você sabe sobre a minha empresa?

 

Partindo do conhecimento cultural da empresa, o candidato pode pensar no tipo de vestimenta a ser utilizado, se formal ou informal,sempre buscando o bom-senso independente do estilo. Em qualquer situação evite roupas muito justas e que mostrem partes do corpo que transmitam sensualidade.

 

Manter a ética, falando sempre a verdade é uma boa forma de não ser descartado, além de não se "queimar" nesta etapa. Os recrutadores dispõem de técnicas para captar uma inverdade. Existem várias formas de se dizer uma "verdade" . Por mais problemas que você tenha tido no seu emprego anterior, seja com seu chefe ou um colega de trabalho, tenha todo o cuidado ao abordar o assunto, sendo elegante e educado ao fazer uma crítica. A falta de ética é um fator predominante para a desclassificação do candidato.
Exponha suas experiências com desenvoltura e de forma sempre positiva.

 

Reflita durante alguns segundos, em vez de responder impensadamente e reforce com exemplos suas conquistas e realizações. Atenha-se a alguns cuidados ao término da apresentação. Demonstre interesse sobre a próxima etapa e um possível retorno. Em hipótese alguma, telefone várias vezes para o recrutador, evitando assim uma postura ansiosa e inconveniente.

 

Uma entrevista de emprego é um momento importante que o recrutador tem para avaliar as competências específicas e emocionais do candidato . Contudo, dizemos sempre que a primeira impressão é realmente a que fica e que não existirá uma segunda chance. Partindo desse princípio, mantenha a calma e acredite sempre no seu potencial, pois se o seu currículo foi selecionado é porque algo em sua experiência profissional chamou a atenção do recrutador.

 

Pesquisar no site

Contato

SM CONSULT - ASSESSORIA, COMUNICAÇÃO & EVENTOS Rua Honorato Fernandes da Paz, 300 - CASA A
Praia do Janga - Paulista/PE
CEP. 53.435-550
81.9753.7872 / 81.3432.2022 / 81.9516.1414