Como preparar e apresentar reuniões

30/11/2012 16:18

Venda suas ideias, seja compreendido(a) e saia com resultados desejados.

Por Karoline dos Santos

 

Reuniões ou apresentações são excelentes oportunidades na sua carreira, desde que saiba aproveitá-las. Para alguns, expor suas ideias a um grupo de pessoas, convencê-los ou simplesmente resolver questões do dia-a-dia é uma tarefa comum, para outros se trata de uma grande barreira. Para quem quer dar um up em suas reuniões aqui vão algumas orientações:

 

a) Uso de datashow: posicione-se sempre ao lado, nunca de costas para os ouvintes. Use tópicos, poucas palavras e imagens (slide limpo, claro e objetivo).

b) Estimule os sentidos: inclua vídeo, imagem, som, opções que prendam a atenção e leve entendimento aos ouvintes.

c) Pesquise, prepare e teste: precauções que aumentam sua confiança e evitam insegurança, nervosismo, interrupções, problemas técnicos que desviam do foco.

d) Você: olhe para as pessoas, evite cabeça baixa e mantenha uma postura serena, porém firme. Não duvide de você, acredite no que está apresentando. Ao ouvir fuja de conversas paralelas e nunca desleixe da postura, o corpo fala.

e) Distribua uma pauta: envie com antecedência aos convidados, assim todos ficarão focados no assunto.

f) Pergunte: deixe a vergonha de lado e pergunte havendo dúvida. É importante para esclarecimentos do grupo e alinhamento das informações.

g) Não use aparelhos como celular e tablet: Se possível evite notebooks.

Quanto ao conteúdo: As informações devem conter clareza (transparência e simplicidade), unidade (começo, meio e fim) os ouvintes devem entender o objetivo da reunião e resultados esperados, concisão (argumentos essenciais) para não perder o foco e a coerência (nexo de fatos e idéias) harmonize as idéias.

Aplique essas sugestões e torne sua reunião leve e produtiva para então colher os frutos. Coloque em prática e conte-me seus resultados!

 

Fonte: Portal Administradores.com.br

Pesquisar no site

Contato

SM CONSULT - ASSESSORIA, COMUNICAÇÃO & EVENTOS Rua Honorato Fernandes da Paz, 300 - CASA A
Praia do Janga - Paulista/PE
CEP. 53.435-550
81.9753.7872 / 81.3432.2022 / 81.9516.1414